Acasalamento
Após cinco dias de juntar o casal, devemos por à sua disposição o ninho e o material para a construção do mesmo. Não esquecer acrescentar à água de bebida o AD3E, durante cinco dias.
Depois do ninho feito, a fêmea começa a postura, é conveniente que o ovo verdadeiro seja substituído por um ovo falso (plástico). Quando esta põe o quarto ovo, então devemos retirar os ovos de plástico e por os ovos verdadeiros.
Nascimento
Após treze a catorze dias de incubação, dá-se a eclosão, mas caso não nasçam todos, poderá aguardar-se mais um a dois dias.
Alimentação
Dois a três dias antes do nascimento, colocar à disposição dos pais, todo o material necessário para uma correcta alimentação.
A mãe é atenciosa, pelo menos na primeira semana para alimentar os filhotes, da sua alimentação dependerá o sucesso das jovens aves. A fêmea encarregar-se-á da limpeza do ninho, isso deverá acontecer até ao décimo segundo dia. Após esta data as jovens aves deverão ser capazes de expelir as suas necessidades para fora do ninho.
Deverá ter-se em conta que alguns casais não alimentam bem, aí o criador terá que ter relativa importância, pois tem que alimentar as jovens aves, com papas próprias que há à venda nas lojas da especialidade (ex. Papa baby papex, entre outras), ou terá que colocar as jovens aves noutros casais que tenham filhotes com a mesma idade.
Por experiência própria, um casal que não alimenta bem na primeira postura, raramente alimenta bem nas seguintes posturas. Terá o criador que ter o redobrado cuidado.
Anilhamento
Normalmente efetua-se entre o quinto e o sexto dia, no entanto deverá ter-se em conta a alimentação dos pais, pois há excelentes pais a alimentar e outros que nem por isso.
A anilha é o bilhete de identidade da ave, pois nela consta o ano de nascimento, numero de ave e nº stam, a sigla do clube a que pertence. A anilha é fechada e não permite a falsificação da identidade do pássaro.
O anilhamento é feito da seguinte forma: Colocam-se os três dedos da frente dentro da anilha, depois fazendo subir a anilha pela pata passará o outro dedo, estando aí a anilha colocada.
Anilhamento de canários
Pegue na ave com a mão esquerda e segure na mão direita a anilha;
Procure deixar o dedo de trás no mesmo sentido da perna;
A seguir introduza os dedos da frente, fazendo com que o anilha passe para a perna;
Por fim liberte o dedo de trás.
Separação das jovens aves
Normalmente as jovens aves separam-se por volta do 30º dia após o nascimento. Mas o mais aconselhável é verificar se eles já se alimentam sozinhos. Após esta operação, colocar as aves em viveiros não muito grandes.
Pôr à disposição das jovens aves água, sementes, papas, papa de criação, vitaminas e sais minerais.
Entretanto os pais continuam o seu ciclo de reprodução.

fonte: https://www.mundodosanimais.pt/aves/canario-branco/