Geralmente as aves só aprendem a falar por volta de um ano de idade. Antes disso, ficam apenas “balbuciando” alguns sons. A primeira dica é fazer com que sua ave participe constantemente da movimentação da sua casa. Como resultado, seu animal certamente falará mais rapidamente.Segundo estudiosos, há várias técnicas para ensinar sua ave a falar. Uma delas, e acredita-se que seja uma das mais antigas, é a da repetição de palavras e frases.

Está comprovado que a ave aprende a falar, mas fora de contexto, pois esse método não estimula a capacidade de associação da ave.Quer saber mais? A seguir, mostraremos as novas tendências e métodos para que sua ave fale cada vez mais e melhor:Método de Contextualização: é simples de aplicar e exige bem pouco dos donos. Consiste somente em associar frases, palavras, objetos ou pessoas em um contexto. Por exemplo: ao ver sua ave de manhã, diga “bom dia”. Na hora de dar a comida, diga “vamos comer”. Você também pode mostrar algum objeto para o animal e falar a palavra que o representa.

A ave aprenderá primeiro as palavras que despertarem mais interesse e não aquelas repetidas com maior freqüência.Método da família: costuma surtir efeito rapidamente e também é um método muito simples.

A técnica consiste em colocar a ave no centro das ações da casa, participando ativamente da rotina da família. Através das observações feitas pela ave, ela certamente irá fazer associações e aprenderá muitas palavras e frases.Model/Rival: esse método já exige um pouco mais de dedicação dos donos e em geral é realizado com o auxílio de duas pessoas (Rival: disputa pela atenção da ave). Esse processo serve para a ave aprender o nome de objetos e de suas cores e formatos.

O exercício-modelo abaixo, aplicado por Irene Pepperberg, ajudará você a praticar essa técnica com sua ave:1) Duas pessoas deverão sentar em frente à ave, de modo que se crie um triângulo;2) A pessoa “X” segura uma pequena bola na frente da ave e da pessoa “Y” e pergunta para a pessoa “Y”: “O que é isso?”;3) A pessoa “Y” olha com atenção a bola, olha para a ave e responde: “bola”;4) A pessoa “X” entrega a bola à pessoa “Y” e diz: “muito bem”;5) Esse exercício deverá ser repetido e revezado pelos dois participantes, por 10 minutos e mais de uma vez ao dia;6) Deve-se simular também o erro. Veja o exemplo: repita o exercício mencionado acima, só que a pessoa “Y”, em vez de responder corretamente “bola”, irá responder qualquer outra coisa.

Então, a pessoa “X” dirá enfaticamente “NÃO” e não dará a bola para a pessoa “Y”, até que ela acerte o nome do objeto. Para cada 10 minutos de treino, faça um minuto de simulação de erro.7) Quando a ave acertar, entregue o objeto e ofereça a ela uma recompensa. Que tal um pedaço do seu alimento favorito?

fonte: http://ringneckbr.blogspot.com.br/search/label/Voc%C3%AA%20sabia%20%3F