Devido à inteligência destas aves, carecem de muita companhia e os brinquedos ajudam a que estas aves estejam, de uma forma geral, mais activas e entretidas. Estas aves, quando não têm nada que as estimule, podem desenvolver um comportamento nevrótico (stress), como arrancar as suas próprias penas ou até mesmo gritar sem parar para chamar a nossa atenção.
Então, os brinquedos são fundamentais para que se distraiam e sejam mais saudáveis. Além de distrair, eles precisam de roer algo para desgastar o bico.
Cacatua Galah (Eolophus roseicapillus)
CACATUA GALAH (EOLOPHUS ROSEICAPILLUS) | FOTOGRAFIA: FREDERICO LISBOA
Em qualquer loja de animais existem brinquedos próprios de papagaios para essa finalidade.
Caso não queira comprar, pode fazer algo com pedaços de corda, uma corrente de plástico com tiras de couro cru para mastigar, madeira natural sem resinas ou verniz, entre outros brinquedos desde que não tenha nenhum produto tóxico que lhes possa fazer mal caso o “destruam”.
Pessoalmente recomendo comprar, pois além de serem muito bonitos e específicos para eles, não corremos o risco do que confeccionamos venha a prejudicar a ave. Tenha cuidado com os pequenos objectos que ela possa engolir, estes podem causar a morte se não forem detectados a tempo!

fonte: https://www.mundodosanimais.pt/aves/psitacideos/#o-que-sao