Os psitacídeos necessitam de banhos periódicos, principalmente no Verão.
Utilize um borrifador de água para dar banho às aves que mantém, permanentemente, em gaiolas. Araras e papagaios adoram tomar banho, pois além de manterem as penas limpas, contribui para a sua saúde física e mental, e ainda os diverte. Os banhos são óptimos para as aves gastarem um pouco de energia e também são necessários no mínimo uma vez por semana, para limpar as penas, a pele e melhorar o bem-estar, especialmente durante os meses mais quentes.
O alimento e a água devem ser fornecidos em tigelas sempre limpas. Evite materiais envernizados, pois podem conter alto de teor de chumbo, altamente prejudiciais à ave. Preferencialmente utilize tigelas de aço inox, além de serem de limpeza fácil são mais resistentes ou então de barro.
Coloque sempre as tigelas acima dos poleiros para evitar a contaminação por fezes. Diariamente deve-se lavar e desinfectar as tigelas. Nos períodos de altas temperaturas (Verão), a água deve ser trocada no mínimo duas vezes ao dia, para evitar o crescimento de microrganismos.
A gaiola deve ser limpa para prevenir doenças. O chão da gaiola deve ser recoberto com papel absorvente e trocado diariamente. Evite o uso de jornais caso haja possibilidade de contacto da ave com o mesmo, porque a tinta do jornal pode ser tóxica. As barras da gaiola devem ser esfregadas para retirar restos de comida. Periodicamente toda a gaiola deve ser lavada com um desinfectante adequado.

fonte: https://www.mundodosanimais.pt/aves/psitacideos/#o-que-sao