Uma gaiola para manter uma arara deve ter no mínimo 1,20 metros de altura, 1 metro de comprimento e 70 centímetros de largura. Para alojar um papagaio, a gaiola deve ter 80 centímetros de altura, igual medida em comprimento e 70 centímetros de largura.
Qualquer ave deve, diariamente, ter alguma liberdade de movimento para fazer algum exercício, pois o sedentarismo diminui a longevidade das aves. O espaço tem grande influência no bem-estar das aves, aquelas que vivem num espaço apertado tendem a proteger esse “território”, tendo como resultado um animal agressivo e stressado.
Gaiola ideal para psitacídeos
GAIOLA IDEAL PARA PSITACÍDEOS
A gaiola ou viveiro deve ser em metal inoxidável e sem partes estruturais em plástico ou madeira, pois os psitacídeos possuem bicos extremamente fortes e um comportamento “brincalhão”.
É importante que não haja pintura na gaiola, mas se houver, dê preferência a tinta que não contenha chumbo ou zinco.
Dê importância ao espaçamento entre as barras da gaiola, não utilize barras que sejam muito largas em relação ao tamanho da cabeça do psitacídeo, evitando dessa forma, que a cabeça da ave passe por entre essas barras, e possa ficar presa por acidente. Retire as partes das gaiolas que sejam removíveis ou muito pequenas, para evitar que a ave as coma.
Não se deve acorrentar a ave de modo a evitar acidentes e deixar que esta se movimente à vontade.
Tenha em atenção a disposição dos poleiros, evitando sempre que as penas da cauda fiquem a arrastar no fundo da gaiola, para que não fiquem danificadas e sujas. Os poleiros devem possuir diferentes diâmetros e estarem dispostos de maneira que facilitem o acesso da ave aos alimentos. Os mesmos devem ser escovados quando se apresentarem sujos, ou pelo menos uma vez a cada 30 dias.
Os poleiros deverão ser de madeira (podem ser usados galhos), com diâmetro adequado à ave. É muito importante o uso de poleiros de madeira, pois estes permitem que a sua ave mantenha as unhas aparadas e as garras sem problemas de atrofia.
Independente do tipo de recinto (gaiola ou viveiro) em que a ave permaneça, deve proporcionar acesso direto à luz solar; ventilação adequada com áreas de protecção contra correntes de ar, chuva e Sol.

fonte: https://www.mundodosanimais.pt/aves/psitacideos/#o-que-sao