Caso não esteja a dar a ração comercial indicada, a ave necessita de determinados alimentos diários para estar sempre em boa forma. Não terá que os dar com tanta frequência como aconselho, porque talvez a queira apenas como ave de companhia e não como reprodutor, mas terá que ter alguns cuidados mínimos.
Todos os alimentos (frutas e legumes) deverão ser picados em cubinhos e misturados antes de serem fornecidos.
Frutas: escolha três da lista e forneça uma quantidade equivalente a duas colheres das de sopa de cada fruta – maçã, banana, laranja (descascada), goiaba, manga, pêssego, pêra, melão, melancia, kiwi ou maracujá.
Vegetais: escolha um dos três referidos, estes poderão ser presos na gaiola ou serem picados – grelos, brócolos e espinafre.
Ararajubas (Guaruba guarouba ou Aratinga guarouba)
ARARAJUBAS (GUARUBA GUAROUBA OU ARATINGA GUAROUBA) | FOTOGRAFIA: FREDERICO LISBOA
Pode ainda escolher mais dois alimentos na mesma quantidade das frutas (duas colheres de sopa) para serem misturados às frutas: cenoura, vagem, abóbora e beterraba.
A quantidade acima sugerida poderá ser preparada de manhã, dividida em duas partes iguais e fornecida duas vezes ao dia, guardando-a no frigorífico.
De 15 em 15 dias, também pode cozinhar um ovo de galinha, depois de bem cozido deixe arrefecer, corte-o ao meio e dê-o aos psitacídeos, eles adoram a gema e é altamente proteica.
Alimentos proibidos: Abacate, leite e doces, principalmente chocolate.
Alimentos permitidos: Sementes de melancia, pepino, melão e uvas.
Semente de girassol: Embora muitos pensem que é o alimento mais indicado para as aves, não é. Esta é muito prejudicial para a saúde da sua ave pois tem tanta gordura que equivale a chocolate. Os psitacídeos com uma alimentação saudável muito pobre em sementes de girassol podem viver 75 anos de vida (dependendo da espécie). Se a ave for criada apenas a comer semente de girassol durará apenas uns 15 anos – para usar um termo de comparação, é como se alimentássemos uma criança apenas com guloseimas…

fonte: https://www.mundodosanimais.pt/aves/psitacideos/#o-que-sao